23 de mai. de 2011

A ONÇA-PINTADA

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro.

Características

Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos.

O Leopardo (Panthera pardus), que ocorre na Ásia e África, também possui rosetas, porém sem pontos pretos no interior. Podem ocorrer indivíduos inteiramente negros, sendo esta apenas uma característica melânica da mesma espécie. Mesmo nesses indivíduos, as pintas podem ser visualizadas na luz oblíqua.




Distribuição


Originalmente a distribuição deste animal se dava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Atualmente ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, mas ainda pode ser encontrada na América Latina, incluindo o Brasil.

De maneira geral, porém, suas populações vêm diminuindo onde entram em confronto com atividades humanas. No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul.

Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.

Presas

Suas presas naturais consistem de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus. No entanto quando o número destes animais diminui, geralmente por alterações ambientais provocadas pelo homem, as onças podem vir a se alimentar de animais domésticos e por esse motivo são perseguidas.

Ameaças

A destruição de habitats aliada à caça predatória devido principalmente ao alegado prejuízo econômico causado às criações de animais domésticos fazem com que as populações venham sendo severamente reduzidas.







Fonte: WFA

5 comentários:

  1. Deveria haver nessas estradas que cortam as florestas, principalmente onde há animais de porte grande como esse, placas ou barreiras ou qualquer coisa que possa fazer com que os motoristas reduzam a velocidade de seus veiculos quando passarem por essas áreas pra que cenas como essa não volte a ser repetir, e pra piorar é um animal em extinção.

    ResponderExcluir
  2. O melhor sistema de TV HD www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  3. nós temos que nos concientizar e preservar mais esses animais lindos da nossa fauna para q quando nossos filhos e netos nascerem poder ver como esses animais sao lindos

    ResponderExcluir
  4. 3 comentarios 1 em cada ano q foda, pena q nao vou espera 2014 para fazer o 4° comentario

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e/ou sugestão