A atual Praça da Saudade inicialmente conhecida como Largo da Saudade no bairro de São José (hoje Nossa Senhora Aparecida) e que tinha seus limites desde o antigo cemitério de São José, localizado onde atualmente é a sede do Atlético Rio Negro Clube, indo até o Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Foi inaugurada em 1865, mas somente em 1897 e que passou à denominação de praça.
A sua criação só foi possível quando o cemitério de São José foi construído e cercado em 1859, na época do governo provincial do Presidente Francisco José Furtado. Sendo proposto pela Câmara Municipal a construção de uma praça no local que não passava de um largo com pouca arborização.
A construção do monumento em homenagem a Tenreiro Aranha, foi proposto pelo vereador Silvério Nery, em 11 de maio de 1883, sendo presidente da província, José Lustosa da Cunha Paranaguá.
A partir 1932, é que a praça veio adquirir corpo e forma, na gestão de Emmanuel Morais com a construção de jardins e passarelas. O cemitério de São José neste período já havia sido fechado e após o desmonte, os restos mortais que haviam no local foram transferidos para o novo cemitério de São João.
Em 1938 houve mudanças no traçado original da praça, modificado e renovando os canteiros com a colocação de vegetação exótica. As estátuas de bronze que representam o homem primitivo e homem moderno só foram colocadas em 1963.
O nome antigo era Praça 5 de Setembro que foi constituído em homenagem a data da Elevação do Amazonas à categoria de Província, também uma homenagem a Tenreiro Aranha que lutou pela emancipação do Estado do Amazonas do Grão-Pará.
Na verdade, o nome oficial da época "5 de Setembro", nunca se tornou popular, pois, mesmo estando inscrito na placa da estátua de Tenreiro Aranha, os manauaras a conheciam apenas por Praça da Saudade.
A Praça da Saudade, já teve outras denominações como: Praça 5 de setembro, Praça Washington Luis e Praça Getulio Vargas. A última mudança do nome oficialmente deu-se pela Lei municipal nº 343/1996, passando de Praça 5 de setembro para chamar-se Praça da Saudade.
No dia 30 de abril de 2010 a Praça da Saudade foi reinaugurada pelo então prefeito Amazonino Mendes. A restauração começou na administração do Prefeito Serafim Correa. O local passou por ampla reforma. Espaços históricos foram recuperados, constituindo atualmente uma das mais belas praças de Manaus.
Parabéns Jonas adorei a matéria sobre a Praça da Saudade! Através do conteúdo pesquisado, você remontou de forma brilhante a história da Praça da Saudade com ênfase para o monumento ali construído em homenagem ao Governador Tenreiro Aranha!Seu trabalho propiciará aos jovens visitantes do blog conhecerem um pouco melhor a história de nossa cidade!
ResponderExcluirJonas por favor eu exijo que você publique uma matéria sobre Nossa Senhora das Graças! Foi esplêndida sua lembrança e homenagem a essa fantástica mulher celestial e redentora nossa!
ResponderExcluirhey there and thank you for your information ? I've definitely picked up anything new from right here. I did however expertise some technical points using this web site, as I experienced to reload the web site lots of times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web host is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will sometimes affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my email and can look out for much more of your respective interesting content. Make sure you update this again very soon.
ResponderExcluirMy site ... green coffee bean diet pill reviews
Thanks for any other informative site. Where else may I get that type of info written in such
ResponderExcluira perfect manner? I've a undertaking that I'm simply now operating on, and I've been at the glance out for such information.
my weblog ... breast success side effects