Manaus capital do Amazonas fundada em 1669, e que tem o maior centro econômico da Região Norte, é a oitava cidade mais populosa do Brasil. Detém o 7º maior PIB do país, e possui um importante pólo industrial, além do ecoturismo na Amazônia, sendo Manaus um ponto referencial de partida do mesmo.
No século XIX Manaus conheceu o luxo e a prosperidade propiciados pelo chamado Ciclo da Borracha, sendo as principais edificações da época construída, com materiais exclusivamente europeus e em estilos art nouveau e neoclássico, imponentes edifícios como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o prédio da Alfândega e o Palácio da Justiça.
Hoje visita obrigatória dos turistas, estes locais fazem parte do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade.
ARENA MULTIUSO
Em Manaus, os jogos de futebol eram realizados principalmente no Estádio Vivaldo Lima, o “Vivaldão”, com aproximadamente 43 mil lugares, e no Estádio do Ismael Benigno (do Clube São Raimundo Esporte Clube), com capacidade também aproximada de 16 mil lugares. Para a Copa de 2014, o projeto é o de demolição do VIVALDÃO, e a construção em seu lugar de um novo estádio ou ARENA MULTIUSO. Com uma capacidade estimada em 47 500 assentos e contará com 11 mil vagas de estacionamento, na Arena Multiuso e imediações. A Arena deverá esta concluída até o primeiro semestre de 2013, para atender aos jogos da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, que irá ocorrer no início do segundo semestre de 2013.
Retorno Financeiro
A expectativa é que a obra se pague aumento pelo do fluxo do turismo na região, que é o grande objetivo de Manaus com a Copa, assim como, as megas atrações que serão realizadas na ARENA MULTIUSO. Desta forma, governo do Estado alocará recursos próprios para viabilizar a construção.
Infra estrutura para o turismo
Estima-se que os ganhos de visibilidade internacional do Brasil com a ampla cobertura pela mídia da copa se revertam em um aumento do fluxo de turistas para a Amazônia, que é um destino quase obrigatório para a maioria dos turistas estrangeiros que vierem para o Brasil em 2014. E Manaus, base para esse turismo ecológico, usufruirá desse incremento durante e no pós-copa. Manaus conta com cinco bandeiras de hotelaria (Tropical Hotel, Mercure, Novotel e Íbis) e mais cinco hotéis estão sendo construídos. Mesmo que muito do potencial turístico da cidade ainda esteja por ser melhorado e explorado, principalmente para atender ao ecoturismo, o objetivo agora é melhorar a recepção ao turista. Para tanto, a cidade precisará ampliar sua rede hoteleira, melhorar a oferta gastronômica e, principalmente, modernizar os sistemas de mobilidade.
Mobilidade urbana
O principal gargalo na cidade de Manaus, quando se discute infraestrutura, é a mobilidade urbana. A cidade sofre com grandes congestionamentos nas vias de acesso ao centro e a Copa já é vista como uma oportunidade para viabilizar os estudos e projetos para a rápida implantação de sistemas de transportes coletivos de média capacidade, como VLP ou VLT, assim como, o Monotrilho.
Estima-se que os ganhos de visibilidade internacional do Brasil com a ampla cobertura pela mídia da copa se revertam em um aumento do fluxo de turistas para a Amazônia, que é um destino quase obrigatório para a maioria dos turistas estrangeiros que vierem para o Brasil em 2014. E Manaus, base para esse turismo ecológico, usufruirá desse incremento durante e no pós-copa. Manaus conta com cinco bandeiras de hotelaria (Tropical Hotel, Mercure, Novotel e Íbis) e mais cinco hotéis estão sendo construídos. Mesmo que muito do potencial turístico da cidade ainda esteja por ser melhorado e explorado, principalmente para atender ao ecoturismo, o objetivo agora é melhorar a recepção ao turista. Para tanto, a cidade precisará ampliar sua rede hoteleira, melhorar a oferta gastronômica e, principalmente, modernizar os sistemas de mobilidade.
Mobilidade urbana
O principal gargalo na cidade de Manaus, quando se discute infraestrutura, é a mobilidade urbana. A cidade sofre com grandes congestionamentos nas vias de acesso ao centro e a Copa já é vista como uma oportunidade para viabilizar os estudos e projetos para a rápida implantação de sistemas de transportes coletivos de média capacidade, como VLP ou VLT, assim como, o Monotrilho.
Ampliação do aeroporto
O Aeroporto Eduardo Gomes, tem capacidade para atender à demanda atual. Entretanto, o incremento do turismo esperado a partir da Copa de 2014 exigiu um plano de modernização, que já está sendo concebido. A proposta envolve a ampliação e reforma do terminal de passageiros, a ampliação dos pátios e da pista existente e a construção de uma segunda pista de pouso e decolagem.
A estação de passageiros atual tem 43 mil m2 de área, e a área projetada é de 80 mil m2. O valor do investimento para esta obra é da ordem de R$ 192 milhões. Já a ampliação do pátio e pistas do aeroporto deve custar R$ 600 milhões, com prazo de operação em dezembro de 2013.
Desafios: foco no turismo
O principal desafio de Manaus para esta Copa é atender adequadamente – em padrões internacionais – os turistas que virão em 2014 e após o evento esportivo. A construção do novo estádio deve ser equacionada nesse contexto, considerando que o retorno dos investimentos na arena virá do turismo, já a partir de 2013.
Desafios: foco no turismo
O principal desafio de Manaus para esta Copa é atender adequadamente – em padrões internacionais – os turistas que virão em 2014 e após o evento esportivo. A construção do novo estádio deve ser equacionada nesse contexto, considerando que o retorno dos investimentos na arena virá do turismo, já a partir de 2013.
A conclusão é que todos os investimentos deverão ser feitos para melhorar e modernizar aspectos da infraestrutura, hotelaria e saúde pública. Outro ponto importante são as ações para conter o desmatamento da Amazônia, talvez a maior ameaça para a estratégia de Manaus em 2014.
Manaus em números
População: 1.709.010 (estimativa IBGE, julho/2008)
Área: 11.401.058 km2
Densidade: 149,9 hab./km2
IDH: 0, 774 (PNUD, 2000)
PIB: R$ 27,2 bilhões (IBGE/2006)
Fonte: Copa2014.org. br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria, deixe seu comentário e/ou sugestão