Como são de hábitos crepusculares e noturnos, a visão não é muito útil, sendo utilizado na caça 2 métodos principais:
1°- A fosseta loreal, para localizar a presa através do calor do corpo da mesma;
2°- A língua, para rastrear a presa morta pela ação do veneno.
Dizem que a Urutu-Cruzeiro quando pica, "se não mata, aleija". Não é bem verdade. O veneno da Urutu, é igual ao dos outros membros do gênero Bothrops. É perigosa e muito brava, como a maioria do gênero, mas como não gosta de encrenca, foge rapidamente quando perturbada.
O nome Urutu-Cruzeiro deve-se ao fato de alguns indivíduos apresentarem um desenho em forma de cruz na cabeça, e também pelo formato interior de cada um dos desenhos em seu corpo conterem uma "cruz".
DADOS
NOME COMUM: Urutu-Cruzeiro.
NOMES EM INGLÊS: Urutu
NOME CIENTÍFICO: Bothrops alternatus
FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Squamata
FAMÍLIA: Viperidae
SUBFAMILIA: Crotalinae
Jonas gostaria de saber se a escolha do nome de seu blog está relacionada com a cobra Urutu dessa matéria? Qual o motivo da sua escolha? É uma curiosidade como visitante!
ResponderExcluiré muito bom poder achar aqui informações uteis.meus avós sempre contaran-me sobre essa cobra nao a vi ppessoalmente nem quero,mas tive o imenso prazer de ver as fotos e saber a aparencia dela
ResponderExcluirNem uma das cobras cruzeiras que eu encontrei fugiram, ao contrario forma agressivas, estava caminhando e quando passei por elas ambas armaram o bote e ficaram prontas para atacar.
ResponderExcluir