26 de mai. de 2010

Manaus exemplo para outras sedes da Copa-2014

Pela primeira vez desde que começaram a vistoriar os estádios da Copa do Mundo de 2014, os membros do Comitê Organizador Local (COL) devem ter gostado do que viram. No dia 13/05/2010, durante visita ao Estádio Vivaldão, em Manaus, encontraram obras que, apesar de estarem ainda no início, seguem rigorosamente o cronograma apresentado e aprovado pela Fifa - fato raro entre as 12 sedes da competição.

Os tapumes em torno da futura Arena da Amazônia escondem uma rotina diária de intensas atividades que já envolvem dezenas de operários. Os trabalhos em Manaus acontecem desde a escolha da cidade como uma das sedes do Mundial, em 30 de maio do ano passado. A partir daí, o projeto e a licitação pública para construção do novo estádio foram concluídos, permitindo o início das obras no último dia 15 de abril, dentro do que desejava o COL.

Ele saíram daqui com a certeza de que o trabalho está em andamento. Visitamos o canteiro de obras, mostramos as plantas. Aqui no local, estão analisando visualmente o que verão nas plantas, porque o estádio já não mais existirá daqui a alguns meses. Um relatório será entregue pelo COL na próxima semana, mas a percepção deles foi positiva - afirmou o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lima Filho.

Um das principais razões para estar com os prazos em dia foi o rígido gerenciamento do projeto e, agora, dos andamentos da obra. A função foi terceirizada pelo governo do Amazonas, que contratou uma empresa especializada no assunto.

Foi criado um cronograma bem definido desde o início do projeto. Estipulamos datas-chave, com início do projeto básico logo após a escolha de Manaus como cidade-sede. Foram mais de 800 pranchas feitas em três meses. Tudo ocorreu dentro do prazo, incluindo a parte legal, referente à licitação pública. O gerenciamento de projeto e de obra foram decisivos para tudo estar em dia - explicou o arquiteto Danilo Carvalho, do Grupo Stadia, responsável pelo projeto da Arena da Amazônia.

Outra razão foi o fato de o estado ter optado por não buscar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do estádio. Apesar de ter assumido sozinho os custos das obras, estimados em R$ 499 milhões, o governo economizou tempo na busca por interessados.

Segundo o Governador Omar Aziz todas as obras estão no cronograma acertado com a Fifa. Estamos cumprindo o caderno de intenções acertado lá atrás. Se até agora as obras (de demolição) não começaram na arena esportiva, é porque falta um documento para a Fifa assinar. O BNDES só libera esses recursos se a Fifa assinar. Na semana passada, conversei com o Dr. Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e ele ficou entrar em contato com a Fifa. Mas tive informações ontem de que as coisas já avançaram muito.

Fonte: manauscopa2014.com


Um comentário:

  1. Jonas fiquei muito satisfeita com a matéria sobre os preparativos da Copa/2014! Através do seu blog podemos interagir e atualizar conhecimentos!Considero o seu trabalho sério e comprometido com os visitantes. Continue mantendo esse intercâmbio conosco!Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e/ou sugestão