13 de mai. de 2010

A Av. Eduardo Ribeiro

Manaus no período republicano, não tinha avenidas largas; a maior parte de suas ruas eram estreitas e acidentadas. A Rua Municipal, atualmente a Av. Sete de Setembro, era uma das vias mais importantes da capital Amazonense, talvez a mais extensa, mas tinha várias inconvenientes, era estreita, ondulada e cortada por vários igarapés.

O Governador Eduardo Gonçalves Ribeiro, nos primeiros anos de sua administração procurou-se dotar a cidade com nova feição e, nesse sentido, foram tomadas algumas providências com o intuito de melhorar o trânsito e embelezar as vias públicas. Assim, em 1892, autorizou o aterro de alguns igarapés, incluindo o do Espírito Santo, que ocupava um espaço destacado no plano de embelezamento da cidade, planejado por Eduardo Ribeiro, pois dependia desta obra o prolongamento da Rua Comendador Clementino, que na época da construção do Palácio do Governo do Amazonas é citada com freqüência nos relatos como Avenida do Palácio a atual Av. Eduardo Ribeiro.

Segundo o diretor de Obras Públicas, da época Sr. Armênio de Figueiredo, em junho de 1893, afirmou que a mesma teria trinta metros de largura e mil e sessenta de comprimento e se estendia entre a nova rampa e a fachada do novo Palácio, e transformaria as péssimas condições de trânsito naquela época.


Palacio do Governo do Amazonas
No traçado original da Avenida, ela passaria por debaixo do Palácio do Governo do Amazonas (hoje IEA) até os limites urbanos da cidade no Boulevard Amazonas.
Segundo o professor e historiador Rogel Samuel: “... observando bem se vê em primeiro plano os fortes muros de contenção que foram construídos e que existem até hoje como o que hoje aparece na Rua Simão Bolívar e serviriam para conter o arrimo do Palácio do Governo, a maior obra de Eduardo Ribeiro, maior do que o Teatro Amazonas. O Palácio nunca foi finalizado, e sobre suas fundações Álvaro Maia construiu a escola normal tal como existe até hoje. Os muros estão lá, para confirmar. O Palácio seria se construído,A MAIOR CONSTRUÇÃO DO BRASIL de sua época!”

Em junho de 1893, o governador desapropriou vários terrenos daquela rua, justificando que com este ato, estava transformando-a assim em uma Avenida de um belo aspecto. Em junho de 1894, o governador Eduardo Ribeiro previa que as obras da Avenida do Palácio estariam concluídas até os dois últimos meses daquele ano; no entanto, em 1º de março de 1896, o governador lamentava que o serviço de aterro do igarapé onde deveria prolongar-se a referida avenida não tinha progredido tanto quanto se esperava, contudo esperava que dentro de noventa dias a obra estivesse concluída.

Apesar de todos os esforços empregados, é provável que esta obra não estivesse totalmente concluída até 1899, conforme uma fotografia de Arturo Luciane publicada em um álbum editado naquele ano; pode ser que estivesse concluído o aterro do igarapé, mas a avenida mantinha-se em obras, seu calçamento em paralelepípedo iniciava a partir do encontro com a rua Municipal (atual av. Sete de Setembro) e aparentava regularidade até o topo da avenida, onde se erguia a construção do palácio.




Materia solicitada por: Luiz haddad



2 comentários:

  1. Amei, muito bom saber da nossa história.

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  2. Esse "Palácio de Manaus" e gêmeo do Congresso Nacional Argentino. 😁😁😁

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