16 de abr. de 2010

A História do Amazonas

O nome Amazonas, que se transmitiu do rio à região e, depois, ao maior estado do Brasil, deve-se ao espanhol Francisco de Orellana, que em 1541 afirmou ter combatido uma tribo de mulheres aguerridas. Comparou-as às amazonas, guerreiras lendárias. Fatos esses relatada pelo dominicano frei Gaspar de Carvajal.

O Amazonas é o maior Estado do Brasil, em extensão, ocupando uma área de 1.570.745 km², fazendo fronteira com os Estado de Roraima, Rondônia, Amapá, Pára, Acre, Mato Grosso e Tocantins e com os países da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia. Sua capital é Manaus e possui 62 municípios.

A economia baseia-se, nas indústrias do Distrito Industrial e no extrativismo do petróleo e gás natural na região do Urucu, no município do Coari, e também na mineração e na pesca, principalmente de peixes ornamentais, no município de Barcelos.

O clima da região é equatorial, tendo épocas de muita chuva e períodos, bastantes ensolarados

Um comentário:

  1. Jonasgosto muito das matérias que tem no blog, mas acho que o conteúdo sobre a História do Amazonas precisa ser enriqhecido1Vou procurara colaborar com algum conteúdo! um abraço1

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e/ou sugestão