20 de abr. de 2010

O Brasão de Manaus


Brasão de Manaus

O Brasão de Manaus foi adotado primeiramente por Adolpho Guilherme de Miranda Lisbôa,que na época era superintendente municipal, por nomeação legal. O Escudo Municipal foi aprovado por Thaumaturgo Vaz através de Decreto-Lei em 17 de abril de 1906.


A parte superior do Brasão: faz alusão ao dia em que então província aderiu à proclamação da República (21 de novembro de 1889).

A parte superior esquerda: representa o encontro das águas, com a representação de dois pequenos barcos ("bergantis"). Pode ainda representar a descoberta do rio Negro, por Francisco de Orellana, em meados do séc. XV.

A parte superior direita: representa a fundação de Manaus.
A Fortaleza e a Bandeira, representam o domínio português, há de se observar, todavia, que na época a bandeira de Portugal não era a desenhada no brasão, esta é da República Portuguesa atual, na época da Monarquia a bandeira era com quadriculados azuis e brancos. Os primeiros fundamentos da cidade estão representados pela casa de palha e as duas figuras centrais fazem alusão à paz celebrada entre os colonizadores e os indígenas, com o casamento do comandante militar da escolta portuguesa com uma filha do chefe da tribo.

A parte inferior : alude ao período áureo da borracha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria, deixe seu comentário e/ou sugestão