12 de jul. de 2013

COMEÇA A SER MONTADA A COBERTURA DA ARENA DA AMAZÔNIA


Arena da Amazônia será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Atualmente, obra está em 62% e prazo para término é dezembro deste ano.






O processo de soldagem das primeiras peças da cobertura metálica da Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014, começou nesta semana. Inicialmente as estruturas serão montadas no solo e depois içadas e fixadas nas bases de concreto, formando a fachada e cobertura do estádio. Cada módulo que será içado tem forma de um “X” e chega apesar até 70 toneladas.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, a previsão é que os primeiros módulos da cobertura sejam içados na próxima segunda-feira (10/06/13).




O processo todo é complexo, pois as estruturas são grandes e pesadas e precisam ser milimetricamente montadas e soldadas antes de serem fixadas. “Quando começarem a ser içadas, darão o formato do projeto arquitetônico que é inspirado em um cesto de palha”, explicou o coordenador. Ainda de acordo com ele, o navio com o segundo carregamento das peças tem previsão de sair de Portugal até o fim da próxima semana.

A fachada e cobertura da Arena da Amazônia são compostas por uma única estrutura metálica com design semelhante ao trançado de um cesto de palha indígena. O peso total de toda a estrutura metálica é de aproximadamente 6,67 mil toneladas. Atualmente a Arena da Amazônia está 62% construída.

A previsão de entrega do estádio é dezembro de 2013, com valor estimado em R$ 529,4 milhões, já com as adequações do Tribunal de Contas da União (TCU).




 
Fonte:http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2013/06/cobertura-da-arena-da-amazonia-comeca-ser-montada-no-solo.html

8 de abr. de 2013

DESCOBERTA NOVA ESPÉCIE DE PEIXE NO RIO NEGRO - AMAZONAS.




A criaturinha descoberta é apenas 7 mm maior do que o menor peixe do mundo e recebeu o nome de Cyanogaster noctivaga.

Uma equipe internacional de ictiologistas conseguiu descobrir um novo peixe em miniatura nas águas do Rio Negro, sendo o gênero e a espécie do pequeno ser inéditos para os pesquisadores da área. A descoberta é muito marcante, pois o peixinho tem apenas 7 milímetros a mais de comprimento do que o menor peixe do mundo e, aparentemente, conta apenas com hábitos noturnos.

Outro fato que também chamou a atenção dos cientistas é que o novo ser foi descoberto em uma parte do Rio Negro que já foi exaustamente explorada, sendo, então, realmente muito inesperado que alguém viesse a realizar uma descoberta tão rara. A barriga prateada com coloração azul do peixe chamou muito a atenção dos pesquisadores e foi à característica responsável pela confirmação de realmente se tratar de um novo gênero.

A espécie recebeu a nomenclatura de Cyanogaster noctivaga, na qual a primeira palavra é relativa à coloração azulada do peixe (ciano), enquanto a segunda faz relação aos hábitos noturnos do animal. “Trata-se de um animal muito pequeno e estranho, completamente transparente de um lado e que, por outro lado, exibe um padrão único de cores”, revela o Dr. Ralf Britz do Museu de História Natural de Londres (Inglaterra).

A descoberta foi publicada no journal Ichthyological Exploration of Freshwaters, sendo que o peixe só foi encontrado em um único lugar do Rio Negro e no período da noite. A descoberta animou muito a comunidade científica para novos achados envolvendo espécies em miniaturas, que são favorecidas por águas pobres em minerais.

Fonte: MEGACURISO http://www.megacurioso.com.br/biologia/36097-pesquisadores-descobre-nova-especie-de-peixe-no-rio-negro.htm <08>