23 de nov. de 2012

RIO AMAZONAS



Por muito tempo se acreditou ser o Rio Amazonas, o mais caudaloso do mundo, e o segundo em comprimento, porém após análise detalhada de técnicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) concluísse que a extensão do rio Amazonas tem exatos 6.992,06 km, superando o Rio Nilo em aproximadamente 140km.

O rio Amazonas está situado no Estado do Amazonas bem no meio da floresta amazônica. O maior rio da mundo, tanto em volume d'água (descarrega na região da foz cerca de 315 mil metros cúbicos por segundo) quanto em comprimento possui 6.992,06 km de extensão, tem sua origem na nascente do Rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru. No território brasileiro entra com o nome de Rio Solimões e finalmente em Manaus recebe o nome de Rio Amazonas, onde se encontra com o Rio Negro que banha Manaus e forma o mundialmente conhecido encontro das águas, o Rio Amazonas deságua no Oceano Atlântico. 

Dele se origina o nome do Estado do Amazonas que é o maior Estado da Federação Brasileira.

O nome do Rio Amazonas vem da tribo ICAMIABAS tribo só de mulheres que foram chamadas de “AMAZONAS”, primeiramente pelo Frei Gaspar de Carvajal, cronista da épica viagem do espanhol Francisco de Orellana, que entraria para história como o primeiro contato da “civilização com a Região. O relato minucioso de Carvajal, do famoso encontro com as “Amazonas” , em 24/06/1542, provocou o fascínio e o mistério junto aos viajantes e aventureiros europeus. As Icamiabas foram chamadas de “Amazonas” por analogia ao mito grego.

Um comentário:

Gostou da matéria, deixe seu comentário e/ou sugestão