1 de jun. de 2010

Obras no Aeroporto Eduardo Gomes




A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou, ontem, que o cronograma de obras para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes será mantido, mesmo com a edição da Medida Provisória (MP) 489, que prevê flexibilização na contratação das obras para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Segundo a estatal, a obra de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros prevê investimentos de R$ 326,4 milhões e está prevista para começar em fevereiro de 2011 e terminar em fevereiro de 2014. O projeto da Infraero prevê a ampliação da capacidade de passageiros dos atuais 2,5 milhões/ano, em 2009, para 5 milhões/ano, em 2014, e da área do terminal, de 43,6 mil metros quadrados para 80 mil quadrados.

Relatório de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), este ano, sobre as obras do aeroporto em Manaus, informa que o projeto básico de reforma e ampliação do TPS, que custou R$ 1,3 milhão, já foi contratado com previsão de entrega para setembro deste ano.

Ainda segundo o TCU, a Infraero deve lançar o edital para contratação da empresa que executará as obras no Eduardo Gomes, em outubro deste ano. Ao TCU, a Estatal informou, ainda, que as obras do aeroporto estão previstas para ocorrer em duas etapas, a primeira com previsão de conclusão para fevereiro de 2013 e a outra, em dezembro de 2015.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes equivale a uma pequena cidade em pleno desenvolvimento. Responsável pelo emprego de aproximadamente 4 mil pessoas, entre empregados da Infraero, órgãos públicos, concessionários, empresas aéreas e de serviços auxiliares, oferece uma moderna infra-estrutura aeroportuária.


O aeroporto possui dois terminais de passageiros. Um para atender aeronaves de maior porte, que operam vôos domésticos e internacionais, e outro para receber aviões de menor porte, utilizados em vôos regionais. Além dessa estrutura, o complexo aeroportuário dispõe de três terminais de carga: o Terminal I inaugurado, em 1976; o Terminal II, em 1980; e o Terminal de Cargas III, em 2004.

O Terminal de Passageiros I tem seis pontes de embarque/desembarques, sendo cinco fixas e uma móvel, três salas de desembarque doméstico e uma sala de desembarque internacional, quatro salas de pré-embarque doméstico e uma sala de pré-embarque internacional, cerca de 36 balcões de check-in, estacionamento para aproximadamente 700 veículos e guaritas de segurança espalhadas em todo complexo aeroportuário.


O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o terceiro em movimentação de cargas do Brasil, por onde passa a demanda de importação e exportação do Pólo Industrial de Manaus. Por isso, a Infraero investiu na construção do terceiro terminal de cargas do aeroporto, inaugurado no dia 14 de dezembro de 2004.






Fonte: Infraero e Diário do Amazonas (25/05/10 - pg. 6)

Um comentário:

  1. Jonas só para manter o intercâmbio sobre os preparativos e andamentos das obras a serem realizada quero lhe informar que hoje (01/06/10) no jornal "A Critica" saiu uma reportagem sobre o nosso aeroporto como o pior da Copa! vamos torcer para que as obras sejam realmente fiscalizadas e concretizadas de modo a ser viabilizada a participação de Manaus neste evento de tao grande porte e de elevada importância!Vou verificar a possibilidade de lhe enviar o conteúdo da matéria! Um abraço!

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e/ou sugestão