14 de dez. de 2014

O BOTO






O Boto é um animal típico da região Amazônica com o corpo granuloso, com nadadeiras dianteiras muito grandes e bico denteado, longo e estreito. Uma das características são os pelos modificados (vibrissas) sobre a parte superior do bico, que provavelmente têm função tátil. Vivendo aqui no Brasil nas águas negras dos Rios Negro e barrentas do Rio Solimões e também devido à seleção natural, permitiu que o senso de visão se reduzisse um pouco, e daí resultara-se em olhos muito menores que os dos seus parentes, os golfinhos que vivem no mar. O Boto da Amazônia apresenta uma saliência na cabeça, o "melão", por onde emite ondas ultrassonoras. Estas ondas refletem sobre os corpos sólidos, retornando como eco, orientando o boto, perfeitamente, em águas negras ou barrentas, com reduzida ou até nenhuma visibilidade.

Estes animais são normalmente solitários, mais podem ser encontrados aos pares, geralme nte mães com seus filhotes. Os Botos se juntam para alimenta-ser e acasalar. Exímios nadadores normalmente lentos, mas capazes de chegar a uma velocidade de até 23 km/h. O Boto é uma criatura curiosa, a respiração, às vezes, barulhenta pode se elevar até 2 metros. Ativo, sobretudo no amanhecer e entardecer, ele salta, às vezes, mais de um metro. O mergulho dura, geralmente, 30 a 40 segundos. Os botos, como seus parentes no mar, possuem atitudes amistosas em relação ao homem e dão prova de grande inteligência.

Encontrados no Brasil nos Rios Amazonas, Negro, Mamoré, e Orenoco. Nos rios do Peru, Equador, Bolívia, Venezuela, e Columbia. A estação de procriação inicia-se entre outubro e novembro. Com nascimentos que acontece oito semanas e meia depois, em maio e julho quando os níveis de água chegam ao limite. Os jovens nascem com 80 cm. A Duração de lactação ninguém tem certeza, mas, foi encontrado um bebê Boto mamando ainda um ano depois de seu nascimento. Alimentam-se de uma variedade de peixes e caranguejos. Também se alimentam ocasionalmente de pequenas tartarugas, moluscos e crustáceos. 

A quantidade populacional desse mamífero é desconhecida; a maior ameaça a este animal é o homem com suas redes de pesca, a caça, a poluição e a destruição do hábitat natural. Sua carne não é apreciada, mas, os homens utilizam a sua gordura para óleo de lanternas, os olhos e a genitália para feitiço. Os botos apresentam uma particularidade, sua genitália é semelhante à do homem e da mulher. Daí existirem estórias a respeito de relações sexuais entre homens e fêmeas do boto, e mulheres com o boto macho.
Existe o boto cor-de-rosa e o cinza. O jovem nasce cinzento e vira um cor-de-rosa manchado quando eles ficam maduros. A coloração pode variar bastante com a idade, atividade e local em que o animal vive e está ligada com a irrigação sanguínea dos vasos subcutâneos.

 



NOME COMUM: Boto,
NOME CIENTÍFICO: Inia geoffrensis
TAMANHO: 1,8 a 2,5 metros
PESO NO NASCIMENTO: mais ou menos 7 quilos.
PESO ADULTO: 85 a 160 quilos.


2 de dez. de 2014

Galo-da-Serra




O galo-da-serra, encontrado na Amazônia, é um dos pássaros mais espetaculares do mundo.Sua linda plumagem colorida e o cortejo que faz as fêmeas é tão especial que atrai admiradores e observadores de pássaros de todo o mundo.

Apenas duas espécies de galo-da-serra são encontrados no norte da Amazônia. As duas espécies alimentam-se principalmente de frutas e constroem seus ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas, ou em desfiladeiros. Nas grutas da cidade de Presidente Figueiredo, a 100 quilômetros de Manaus é possível ver ninhos de galos-da-serra, permanentemente vigiados pelos guardas locais para que os filhotes náo sejam roubados.



A fêmea sempre bota dois ovos. Ela constrói o ninho e cuida dos filhotes sem nenhum apoio do macho. Os machos adultos despendem grandes parte de seu tempo em locais especiais onde tem lugar os cortejos, conhecidos como leks. Nestes locais eles fazem a defesa do território, alem de exibirem para as fêmeas que visitam o lek. Em seguida elas selecionam o macho que vão acasalar.  

O galo-da-serra é uma ave passeriforme que pertence à família cotingideos, conhecida cientificamente como Rupicola rupicola. Também conhecido como o nome de galo-da rocha e chegam a medir ate 28 cm de comprimento.


Os predadores naturais do galo-da-serra incluem as seguintes espécies: gavião-de-penacho, uiraçu-falso,gavião-preto, gavião-bambachinha-preto,onça pintada, jaguatirica,puma, gavião-relogio.Os predadores são atraídos pelo silvo emitido pelo macho na dança pré-nupcial.




Apesar de ser comum encontrá-lo na região em que habita e ser apreciado por colecionadores de pássaros de gaiolas, o galo-da-serra é avaliado como pouco preocupante na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.






Nome comum: Galo-da-serra
Nome científico: Rupicola rupicola
Ordem: Passeriformes
Família: Cotingidae



Fonte: 02/11/2014