12 de jul. de 2013

COMEÇA A SER MONTADA A COBERTURA DA ARENA DA AMAZÔNIA


Arena da Amazônia será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Atualmente, obra está em 62% e prazo para término é dezembro deste ano.






O processo de soldagem das primeiras peças da cobertura metálica da Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014, começou nesta semana. Inicialmente as estruturas serão montadas no solo e depois içadas e fixadas nas bases de concreto, formando a fachada e cobertura do estádio. Cada módulo que será içado tem forma de um “X” e chega apesar até 70 toneladas.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, a previsão é que os primeiros módulos da cobertura sejam içados na próxima segunda-feira (10/06/13).




O processo todo é complexo, pois as estruturas são grandes e pesadas e precisam ser milimetricamente montadas e soldadas antes de serem fixadas. “Quando começarem a ser içadas, darão o formato do projeto arquitetônico que é inspirado em um cesto de palha”, explicou o coordenador. Ainda de acordo com ele, o navio com o segundo carregamento das peças tem previsão de sair de Portugal até o fim da próxima semana.

A fachada e cobertura da Arena da Amazônia são compostas por uma única estrutura metálica com design semelhante ao trançado de um cesto de palha indígena. O peso total de toda a estrutura metálica é de aproximadamente 6,67 mil toneladas. Atualmente a Arena da Amazônia está 62% construída.

A previsão de entrega do estádio é dezembro de 2013, com valor estimado em R$ 529,4 milhões, já com as adequações do Tribunal de Contas da União (TCU).




 
Fonte:http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2013/06/cobertura-da-arena-da-amazonia-comeca-ser-montada-no-solo.html