17 de jun. de 2010

Vivaldão e Seleção em 1970

A idéia da construçao de um estádio em Manaus surgiu do governador Plínio Coelho, que chegou a lançar a pedra fundamental, mas as obras de construção do Estádio Vivaldo Lima, tiveram início no governo de Artur César Ferreira Reis (1964 -1967).

Para projetar o estádio foi convidado o arquiteto mineiro Severiano Mário Vieira de Magalhães Porto, que veio morar no Amazonas. A ordem era projetar o maior e mais bonito estádio do Brasil.

O local escolhido para o projeto foi a Avenida Constantino Nery, na época apenas um caminho no meio da floresta, com poucas moradias. A maioria das pessoas achavam que ninguém iria assistir futebol em um "local tão longe".

No governo de Artur César as obras foram iniciadas, mas pararam nas fundaçoes. Em 1967, tão logo o novo governador, Danilo Duarte de Matos Areosa assumiu o governo, tratou de reiniciar as obras do estádio.

Para a empreitada, o governo do Estado, contou com o apoio de Flaviano Limongi, primeiro presidente da Federaçao Amazonense de Futebol (FAF). Flaviano teve papel fundamental, uma vez que empenhou-se pessoalmente na construção do estádio, tanto na campanha para conseguir dinheiro, quanto para trazer a Seleção Brasileira na inauguração, três anos depois.

Uma das parcerias como forma de conseguir dinheiro para a concretização do empreendimento foi firmada pelo governo com as fábricas de refrigetantes de Manaus, que destinavam 1% do faturamento para as obras. Participaram da campanha as fábricas Magistral, Anadrade, Luséia, Baré e Tuxaua.

O trabalho de construção do estádio foi realizado pela empresa Irmãos Prata, já a empresa Cointer Ltda construiu os túneis e vestiários.

Com pouco dinheiro em caixa, as obras pararam em 1969 e voltaram a serem iniciadas em 1970, quando a empresa Brahma, a Livraria Escolar e a Loteria Esportiva do Amazonas tiveram participação importante na retomada dos trabalhos.

O objetivo de Danilo Areosa era inaurgurar o estádio em grande estilo. Com ajuda de Limongi, que era amigo de João Havelange, na época presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi marcado o jogo da Seleçao Brasileira de Futebol na inauguraçao do Estádio Vivaldo Lima, antes de irem para o México, quando o Brasil sagrou-se tricampeão de futebol.


Na tarde de 5 de abril de 1970, uma tarde de domingo, ainda sem conclusão, foi inaugurado o Estádio Vivaldo Lima, com a Seleção Amazonense enfrentanto a Seleção Brasileira de Futebol. O árbitro da partida foi Arnaldo César Coelho, com público pagante de 36.828 pagantes, naquela época um aglomerado de pessoas que Manaus não havia visto antes.


O estádio foi realmente concluído em 1971, quando o governador João Walter de Andrade (1971/1975) terminou as obras que faltavam e mandou construir o estacionamento para receber jogos do Campeonato Brasileiro de 1972.

Em 1995, durante governo de Amazonino Mendes (1995/1998), o Vivaldo Lima passou por uma reforma geral, com instalaçoes sendo modernizadas. A reinauguração aconteceu no dia 20 de dezembro de 1995, com jogo Brasil 3 x Colômbia 1. Dentre as modernidades recebidas na reinauguração constavam lugares especiais, cadeiras, cobertura de aço, instalações para imprensa, placar eletrônico norte americano, som holandês. A grama esmeralda era a mesma do estádio Rose Bowl, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

Em 2010, para cumprir projeto para Copa do Mundo de 2014, o Estádio Vivaldo Lima será demolido para dar lugar uma moderna arena que será sede de jogos das seleções.

Histórico:
Estádio Vivaldo Lima
Início das obras: 1965- Governo de Artur César Ferreira Reis
Inauguraçao: Governo de Danilo Areosa (1970)

Fonte: Portalamzonia.com


15 de jun. de 2010

Wavin’ Flag (Música Ofical da copa 2010)

Give me freedom, give me fire, give me reason, take me higher
See the champions, take the field now, you define us, make us feel proud
In the streets are, exaliftin , as we lose our inhabition,
Celebration its around us, every nations, all around us
Singin forever young, singin songs underneath that sun
Lets rejoice in the beautifull game.
And toghetter at the end of the day.
When I get older I will be stronger

They’ll call me freedom Just like a wavin’ flag

And then it goes back
And then it goes back
And then it goes back

When I get older I will be stronger
They’ll call me freedom
Just like a wavin’ flag

And then it goes back
And then it goes back
And then it goes

13 de jun. de 2010

A Copa na África do Sul

O clima na África do Sul não poderia ser outro, de portas abertas para o mundo, o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo de futebol, campeonato para o qual se preparou nos últimos seis anos e que começou nesta sexta-feira, dia 11 de junho, tendo como jogo de abertura África do Sul 1 x 1 México, com o primeiro gol da copa marcado pelo Sul Africano Tshabalala.

Os habitantes de Johanesburgo, principal cidade do país e casa de dois dos dez estádios da copa, ansiavam pelo evento mundial, sendo evidente a felicidade da população com a oportunidade, e não se fala em mais nada nas ruas da cidade, a não ser na Copa do Mundo, que eles estão realizando. A cidade foi inteiramente decorada para o evento e grande obras foram realizadas na cidade sendo investido cerca de € 2,5 bilhões de euros nas obras. Muitas ruas em Johanesburgo foram inauguradas a menos de uma semana do começo da copa, algumas inclusive são novas com asfalto impecável.
Foram gastos apenas com as obras dos estádios, entre construções e reformas o equivalente a R$ 3,5 bilhões de reais.

A grande jóia da cidade de Johanesburgo, dona de 40% das reservas mundiais de ouro, é o Soccer City Stadium Localizado próximo ao Soweto, o mais famoso subúrbio do mundo, na época do Apartheid ("separação" na língua local), o estádio receberá oito partidas, incluindo o de abertura e a final.


O Soccer City Stadium construído em 1987, em Johanesburgo, foi palco de algumas das mais memoráveis partidas da história do país. Em 3 de fevereiro de 1996, os 80mil torcedores nele presentes puderam acompanhar uma emocionante final de campeonato, quando o Bafana Bafana, como é conhecida a seleção nacional, derrotou a Tunísia pela Copa das Nações da África.

É o principal estádio da Copa do Mundo de 2010 da África do Sul, onde foi realizada a primeira partida, e também onde será realizada a grande decisão do Mundial. Sua capacidade foi aumentada de 80mil para 94mil pessoas. Outras mudanças significantes também foram realizadas no local: a fileira superior foi estendida em volta do estádio e uma cobertura foi construída em cima da arquibancada, além de novos holofotes que foram instalados.


Fonte: copanaafrica2010.com

5 de jun. de 2010

Aprovado empréstimo para monotrilho

Com abstenção do Deputado Arthur Bisneto (PSDB), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), autorizou no dia 01/06/2010 o Poder Executivo a contratar a operação de crédito junto à Caixa Economica Federal no valor de R$ 600,00 milhões visando a implantação de transporte de alta capacidade, sistema monotrilho em Manaus, uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014.

A Mensagem Governamental 046/2010 enviada, à Assembleia Legislativa pelo Governador Omar Aziz, diz que para garantia do limite de até R$ 600 milhões, e encargos da operação de crédito, fica o Poder Executivo autorizado a ceder ou vincular em garantia, em caráter irrevogável e irretratável, as receitas do Fundo de Participação dos Estados, prevista no artigo 159, inciso I alinea "a" da Constituição Federal, ou outros recursos que, com idêntica finalidade, venham a subtituí-los.


Caso haja insuficiência dos recursos previsto, fica o Poder Executivo autorizado vincular, mediante prévia aceitação da CEF , outros recursos para assegurar o pagamento das obrigações financeiras decorrentes do contrato celebrado.

O projeto governamental também prevê que os recursos provenientes da operação de crédito objeto do financiamento serão consignados como receita no orçamento ou em créditos adicionais.




Fonte: Jornal Amazonas Em Tempo - 02/06/2010

1 de jun. de 2010

Obras no Aeroporto Eduardo Gomes




A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou, ontem, que o cronograma de obras para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes será mantido, mesmo com a edição da Medida Provisória (MP) 489, que prevê flexibilização na contratação das obras para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Segundo a estatal, a obra de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros prevê investimentos de R$ 326,4 milhões e está prevista para começar em fevereiro de 2011 e terminar em fevereiro de 2014. O projeto da Infraero prevê a ampliação da capacidade de passageiros dos atuais 2,5 milhões/ano, em 2009, para 5 milhões/ano, em 2014, e da área do terminal, de 43,6 mil metros quadrados para 80 mil quadrados.

Relatório de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), este ano, sobre as obras do aeroporto em Manaus, informa que o projeto básico de reforma e ampliação do TPS, que custou R$ 1,3 milhão, já foi contratado com previsão de entrega para setembro deste ano.

Ainda segundo o TCU, a Infraero deve lançar o edital para contratação da empresa que executará as obras no Eduardo Gomes, em outubro deste ano. Ao TCU, a Estatal informou, ainda, que as obras do aeroporto estão previstas para ocorrer em duas etapas, a primeira com previsão de conclusão para fevereiro de 2013 e a outra, em dezembro de 2015.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes equivale a uma pequena cidade em pleno desenvolvimento. Responsável pelo emprego de aproximadamente 4 mil pessoas, entre empregados da Infraero, órgãos públicos, concessionários, empresas aéreas e de serviços auxiliares, oferece uma moderna infra-estrutura aeroportuária.


O aeroporto possui dois terminais de passageiros. Um para atender aeronaves de maior porte, que operam vôos domésticos e internacionais, e outro para receber aviões de menor porte, utilizados em vôos regionais. Além dessa estrutura, o complexo aeroportuário dispõe de três terminais de carga: o Terminal I inaugurado, em 1976; o Terminal II, em 1980; e o Terminal de Cargas III, em 2004.

O Terminal de Passageiros I tem seis pontes de embarque/desembarques, sendo cinco fixas e uma móvel, três salas de desembarque doméstico e uma sala de desembarque internacional, quatro salas de pré-embarque doméstico e uma sala de pré-embarque internacional, cerca de 36 balcões de check-in, estacionamento para aproximadamente 700 veículos e guaritas de segurança espalhadas em todo complexo aeroportuário.


O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o terceiro em movimentação de cargas do Brasil, por onde passa a demanda de importação e exportação do Pólo Industrial de Manaus. Por isso, a Infraero investiu na construção do terceiro terminal de cargas do aeroporto, inaugurado no dia 14 de dezembro de 2004.






Fonte: Infraero e Diário do Amazonas (25/05/10 - pg. 6)